quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Matéria e Energia

Olá pessoal! Este ano tudo é diferente... Vamos dar início ao conhecimento da Químia e da Física, duas ciências fascinantes!!!!


Então..... mãos à obra!!!


MATÉRIA: Corpo, Massa e Volume


Tudo o que existe no Universo é feito de matéria, energia ou da combinação destas duas coisas. Mas afinal, o que é matéria?


Matéria é tudo aquilo que pode ser observado, experimentado, qualificado e quantificado.


Dentro desse contexto, a matéria pode ser denominada das seguintes formas:


* Corpo é uma porção limitada de matéria. Por exemplo, uma pedra, um animal, um planeta etc.


* Massa pode ser definida como a quantidade de matéria existente num corpo. Ela pode ser expressa em unidades como miligrama (mg), grama (g), quilograma (kg) ou tonelada (t). Por exemplo 1 kg de feijão, 400 g de queijo, 1 mg de insulina etc.


* Volume é o que indica o espaço ocupado pelo corpo. Ele pode ser expreso em unidades como mililitro (ml), litro (L) ou metro cúbico (m³), entre outros.


ENERGIA: pode ser facilmente percebida


Difícil de ser conceituada, a energia é facilmente percebida pelos nossos sentidos. Basta que se conheça alguns tipos de energia, como a luz, o calor, o som e a energia química dos alimentos. Ela está presente em todos os seres vivos e em fenômenos naturais como o ciclo da água na natureza e os ventos.


Átomos e Moléculas


A maioria dos corpos é constituída por uma mistura de diferentes tipos de matéria, isto é, uma mistura de substâncias diversas. Cada substância é um determinado tipo de matéria. Em um grão de feijão, por exemplo, há substâncias como o amido, vitaminas, sais minerais, proteínas e água.


As substâncias são formadas por partículas extremamente pequenas denominadas átomos. Existem muitos tipos de átomos como os de oxigênio (O), de hidrogênio (H), de carbono (C), de sódio (Na) entre outros.


Os átomos podem se unir e formar móléculas. Estas moléculas são representadas por fórmulas químicas. Por exemplo: a água, formada por dois átomos de hidrogênio e um átomo de oxigênio.


A molécula é a menor parte de uma substância. Ela conserva a mesma composição da substância.

sábado, 24 de janeiro de 2009

Os Seres Vivos

Olá, vamos iniciar dando as características gerais de todos os seres vivos pois são eles os nossos alvos durante este ano.

Todos os seres vivos são formados por pelo menos uma célula
Se não possuir célula, não é ser vivo.


O que é célula?
Célula é a menor porção de matéria viva e que realiza determinadas funções;
Célula é a unidade fundamental da vida.

IMPORTANTE: Todas as partes de qualquer ser vivo é formada por células, sejam eles animais, vegetais, fungos, protozoários ou bactérias.






Partes de uma Célula



A célula é formada por 3 partes básicas:





MEMBRANA PLASMÁTICA: película fina e elástica que envolve e protege a célula. Ela controla o que entra e o que sai da célula.


CITOPLASMA: tem uma consistência gelatinosa e preenche toda a célula. Nele estão mergulhadas todas as organelas responsáveis pelas atividades celulares.


NÚCLEO: é quem comanda tudo na célula. Nele estão os genes formados pelo DNA que contém as informações genéticas.


Quase todas as células são microscópicas, ou seja, só podem ser vistas com a ajuda de um microscópio. Mas existem algumas maiores, chamadas macroscópicas.

Teoria Celular
Formulada no final do século XIX, diz que:
*Todos os seres vivos têm pelo menos uma célula
*Toda célula se origina de outra preexistente

*A célula é a menor porção viva capaz de realizar diversas funções que mantém o organismo vivo.


Quanto ao número de células os seres vivos podem ser:

UNICELULARES: São formados por apenas uma célula, como por exemplo, as bactérias.
PLURICELULARES: São formados por várias células, podendo chegar a milhares.


Existe uma estrutura chamada CARIOTECA que pode estar presente ou não nas células.



CARIOTECA é uma membrana muito fina que envolve e protege o núcleo da célula, ou seja, protege o DNA.


Os seres vivos podem ser:
PROCARIONTES: Suas células não possuem carioteca.
EUCARIONTES: Suas células possuem carioteca.


Níveis de Organização dos Pluricelulares



As células possuem níveis de organização, que são:


TECIDOS: são conjuntos de células semelhantes que desenvolvem as mesmas atividades. Ex.: tecido epitelial (restimento como a pele)


ORGÃOS: são conjuntos de tecidos que juntos desempenham uma determinada função. Ex.: estômago (tec. Muscular + tec. Epitelial = digestão)


SISTEMAS: são conjuntos de órgãos que juntos desempenham uma determinada função. Ex.: sistema digestório (boca + estômago + intestinos = digestão dos alimentos )

Todo Ser Vivo Precisa de Alimento

Todo ser vivo precisa se alimentar pois é do alimento que retiram energia e nutrientes. E quanto a isso eles são classificados em:

AUTÓTROFOS: são os seres capazes de produzir seu próprio alimento, ou seja, não precisam comer. É o caso das plantas, que fazem a fotossíntese.

HETERÓTROFOS: estes seres precisam comer e se alimentam de outros seres vivos. Todos os seres vivo com exceção dos fotossintetizantes, é heterótrofos.


De acordo com o que comem, os heterótrofos são classificados em diferentes grupos. São eles:

HERBÍVOROS: alimentam-se apenas de plantas. Ex.: vaca, cavalo etc

CARNÍVOROS: alimentam-se apenas da carne de outros animais. Ex.: onça, leão etc

ONÍVOROS: alimentam-se tanto de plantas como de animais. Ex.: galinha, lobo-guará etc.

HEMATÓFAGOS: nutrem-se de sangue. Ex.: pernilongos, piolhos etc.

DETRITÍVOROS: alimentam-se de detritos ou restos orgânicos de seres vivos em geral. Ex.: minhoca, ácaros etc.

Ciclo Vital

Todos os seres vivos possuem um ciclo vital, ou seja, ciclo de vida. Ele pode durar mais ou menos, dependo do tipo de ser vivo em questão. É formado pelas seguintes fases:

NASCER→CRESCER→REPRODUZIR→ENVELHECER→MORRER

ATENÇÃO: De todas as fases, a mais importante é a reprodução pois é através dela que acontece a preservação da espécie.

Tipos de Reprodução:

Existem basicamente dois tipos de reprodução:

ASSEXUADA: neste tipo de reprodução os descendentes são gerados por apenas um indivíduo e não ocorre troca de material genético. O resultado são descendentes exatamente iguais entre si e ao indivíduo que lhes deu origem. Esse tipo de reprodução é muito comum em bactérias, por exemplo.
SEXUADA: nesse tipo de reprodução ocorre troca de material genético entre células de reprodução chamadas gametas. São células vindas de 2 indivíduos diferentes. Esse é o tipo de reprodução que ocorre na maioria das espécies de seres vivos.







sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Célula: Uma visão geral

Olá, o tema deste ano é o corpo humano. Estudaremos sua fisiologia e anatomia mas antes, precisamos compreender como este corpo está estruturado. Tudo começa com uma célula...

O corpo humano é formado por milhares de células devidamente equipadas para obter energia, eliminar resíduos e produzir substâncias diversas.
Cada célula de nosso corpo tem uma função específica mas também, uma atividade "comunitária" trabalhando de maneira integrada com as demais células. É como se as células dividissem o trabalho entre si, garantindo a execução de inúmeras tarefas responsáveis pela manutenção da vida
.



MEMBRANA PLASMÁTICA: é uma película que envolve a célula e a protege. Também controla o que entra e sai da célula. Isto deve-se a sua constituição lipoprotéica, ou seja, é formada uma camada de proteína (hidrofílica) entre duas camadas lipídicas (hidrofóbicas).
Chamamos de permeabilidade seletiva a essa capacidade de escolher o que entra ou sai da célula.


CITOPLASMA: Também chamado de Citosol, é maior porção da célula e o que a preenche.
Têm consistência de gel, que é chamado de hialoplasma. e contém as organelas.
As principais organelas são as seguintes:


Mitocôndrias são organelas membranosas e que têm a forma de bastão. Elas são responsáveis pela respiração celular. É o que permite conseguir energia contida nos alimentos que será então, utilizada na realização das mais diversas atividades.

GLICOSE + OXIGÊNIO → GÁS CARBÔNICO + GLICOSE




Ribossomos são organelas que não são membranosas responsáveis pela produção (síntese) de proteínas, de extrema necessidade para o organismo.
Eles podem estar livres no citoplasma ou aderidos ao retículo endoplasmático.




Retículo Endoplasmático
Formado por um conjunto de canais e bolsas achatadas. Possui várias funções, mas as principais são o transporte e a distribuição de substâncias na célula.
Os retículos endoplasmáticos podem apresentar-se de duas formas: Com ribossomos aderidos à sua superfície e daí chamados de Retículo Endoplasmático Rugoso ou sem ribossomos, chamados então de Retículo Endoplasmático Liso.



Complexo de Golgi
É a organela celular que armazena parte das proteínas produzidas numa célula, e que serão utilizadas posteriormente.
Também é conhecida como Sistema de Golgi ou Complexo Golgiense.





Lisossomos
São organelas que possuem substâncias necessárias à digestão celular. Quando a célula engloba partículas que precisam ser digeridas, ocorrem 2 tipos de processos:
Pinocitose (se a partícula for líquida) ou Fagocitose (se a partícula for sólida).
Ambas acontecem com o auxílio dos lisossomos.


Centríolos
São estruturas cilíndricas formadas por microtúbulos. Participam da divisão celular, "orientando" o deslocamento dos cromossomos.
Normalmente cada célula possui um par, disposto de forma perpendicular, ou seja, em forma de T.






NÚCLEO: é a maior estrutura da célula e é nele que estão os cromossomos. Os cromossomos contém os genes, ou seja, o material genético que comanda as atividades celulares.
O núcleo é o portador dos fatores hereditários e também o regulador do metabolismo celular.

Todos estas estruturas compõem as células que formam nosso corpo.