quarta-feira, 11 de março de 2009

Principais Viroses

Olá, tudo bem? Já vimos anteriormente como um vírus está estruturado e como ele se comporta em contado com as células-hospedeiras. Agora vamos falar das doenças causadas por eles. Na verdade, são muitas as enfermidades causadas por vírus. Vamos falar de algumas que acometem os seres humanos.

AIDS


AIDS (Acquired Immunological Deficiency Syndrome)
Em português significa Síndrome da Imnuno Deficiência Adquirida, ou seja, seu sistema imunitário ficou deficiente. O vírus causador é o HIV (Human Immunodeficiency Virus), que se encontra no sangue, no esperma, nas secreções vaginais e no leite materno.
As formas de contágio são as seguintes:
Relações sexuais sem preservativos
Transfusões sanguíneas com sangue contaminado
Uso de seringas e agulhas contaminadas
Através da placenta ou amamentação
No corpo humano o HIV invade e destrói os linfócitos, células de defesa que produzem os anticorpos. A pessoa fica exposta a outras infecções que podem levá-la a morte.
Não há vacinas ou soros contra a AIDS, apenas um conjunto de medicamentos que atenuam a doença.
O melhor a fazer é evitar o contágio.
O convívio social, apertos de mão, abraços não transmitem a doença.

DENGUE
Causada por um vírus transmitido aos seres humanos pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti.
Seus sintomas incluem dores musculares e nas articulações, dor de cabeça, febre, manchas avermelhadas pelo corpo e sensação de cansaço.
Como ainda não existem vacinas contra a doença, o melhor é evitar o mosquito com telas, inseticidas e também impedindo que ele se reproduza.



FEBRE AMARELA
Doença causada por um vírus que também pode ser transmitido pela picada do mosquito Aedes aegypti.
A pessoa doente aresenta febre alta, calafrios, dores de cabeça e muscular, sede intensa, dor de estômago, náuseas e vômito.
O combate à doença compreende as mesmas medidas da dengue, porém para febre amarela há vacinas com distribuição gratuita nos potos de saúde brasileiros.


GRIPE e RESFRIADOS

Transmitido por gotículas de saliva e secreções respiratórias, o vírus é eliminado no ar por meio de tosse, espirro, fala ou mesmo pelo ar respirado.
Provoca distúrbios no sistema respiratório, febre, mal-estar, dor de cabeça e no corpo. Mal curada pode enfraquecer o sistema imune e a pessoa pode adquirir doenças respiratórias mais graves como a pneumonia, bronquite, etc.
Deve-se repousar bastante, limentar-se bem, beber muito líquido e usar um lenço ao tossir ou espirrar (evitando contaminação de outras pessoas).
Existe vacina contra a gripe mas ela só é gratuita ns postos de saúde, para os maiores de 60 anos. Ela deve ser tomada anualmente e sua eficácia varia entre 70 a 90%. Lembre-se que o vírus da gripe têm grande capaciade de mutação.
Os resfriados são muito parecidos com a gripe, porém mais amênos e passam mais rápido


POLIOMELITE
Também conhecida como paralisia infantil, vírus é transmitido pela saliva e secreções respiratórias ou ainda por alimentos ou objetos contaminados.
Em contato com o vírus, normalmente não se desenvolve sintomas muito evidentes, um pouco de mal-estar e febre apenas. Porém em alguns casos, o vírus atinge o sistema nervoso central e causa paralisia no sistema locomotor.

Como se vê na foto acima, a vacina contra essa doença existe e é apenas uma gotinha distribuída gratuitamente nos postos de saúde e nas campanhas de vacinação. Graças a isso esta doença está quase erradicada do nosso país.


SARAMPO
Transmitida como a gripe e a poliomelite, o sarampo causa febre alta, tosse e vermelhidão por todo o corpo.
Afetando principalmente as crianças, há vacinas gratuitas contra esta doença.



CAXUMBA
O vírus se aloja nas glândula salivares parótidas. A pessoa apresenta mal-estar, dor de cabeça, febre, inchaço das glândulas parótidas (abaixo das orelhas).

Normalmente não há problemas, mas em alguns casos o vírus atinge os testículos e ovários, podendo causar esterilização.
Existe vacina contra a caxumba.



HERPES
O contágio é direto com o contato com pessoas contaminadas.
Existem dois tipos de Herpes: labial e genital.
No herpes labial o vírus produz bolhas cheias de líquido que se romperem-se, tornam-se feridas e inchar.
No herpes genital as lesões são semelhantes às labiais, porém nos genitais femininos e masculinos.
Não há vacinas porém o tratamento ameniza os sintmas.




HIDROFOBIA
Também conhecida como raiva, é transmitida ao ser humano através de mordidas de cães e gatos contaminados, pois o vírus encontra-se na saliva.
Se não for combatida a tempo a raiva pode ser fatal pois o vírus ataca o sistema nervoso e paralisia dos músculos respiratórios.
A prevenção contra a raiva consiste basicamente na vacinação de cães e gatos
A vacina é gratuita nos centros de zoonoses mas há campanhas anuais com vários postos de vacinação. Além disso, há também o soro para o caso de pessoas mordidas por animais suspeitos.



RUBÉOLA
O vírus é transmitido por contato direto e pela saliva.
seus sintomas são bem parecidos com o sarampo e embora tenha uma evolução benígna, no caso de gravidez, pode ser transmitida para o feto e provocar lesões e até mesmo a morte do bebê.

A prevenção é a vacina.



CATAPORA
Chamada também de varicela esta virose é transmitida pela saliva e objetos contaminados (talheres, copos, etc).
Promove o aparecimento de bolhas espalhadas pelo tronco e rosto, podendo causar febre, náuseas e vômito.
Sem maiores problemas a catapora evolui de forma benígna. Há vacinas contra esta doença.


HEPATITE VIRAL
É uma inflamação do fígado podendo ser causada por diversos tipos de vírus (A, B e C).
Os sintomas incluem febre, mal-estar, náuseas, vômitos, dores musculares e pele amarelada.
No caso da hepatite tipo A a transmissão se dá pela água e aimentos contaminados, já que o vírus é eliminado pelas fezes do doente. Neste tipo a doença evoliu de forma benigna.
No caso da hepatite do tipo B, a transmissão se dá por sangue contaminado, relações sexuais e através da placenta. A doença pode durar muito tempo e se tornar crônica.
No caso da hepatite tipo C a transmissão é semelhante a tio B. Quase não apresenta sintomas mas pode evoluir para uma cirrose ou câncer de fígado.
Exitem vacinas contra a hepatites A e B mas não contra a C.
Para encerrar, é bom lembrar que tendo ou não vacinas, todos aqueles acometidos por viroses, seja ela qual for, devem procurar atendimento médico.

terça-feira, 3 de março de 2009

Vírus

Olá, tudo bem?
Vamos iniciar agora a nossa viagem pelo conhecimento a respeito dos vírus.
A palavra vírus vem do latim e significa veneno.
Os vírus são muitas vezes menores do que uma bactéria, sendo chamados de ultramicroscópicos.
Eles não são incluídos em nenhum dos 5 Reinos citados anteriormente pois não possuem as características básicas dos seres vivos.
ESTRUTURA DO VÍRUS

Não possuem uma organização celular, ou seja, não tem membrana, citoplasma, organelas e nem núcleo. Apenas uma cápsula de proteína que abriga o material genético. Observe o bacteriófago abaixo:

Não apresentam metabolismo próprio, ou seja, nos vírus não ocorrem reações químicas como observadas em uma célula viva. Fora de um hospedeiro, eles não têm nenhuma atividade.

Podem passar por mutações. Isso significa que seu material genético pode passar por mutações e gerar grandes variedades a partir de um único tipo.

Reproduzem-se apenas dentro de células vivas pois são parasitas. Porém só excercem sua ação se penetrarem no interior de células vivas.
REPRODUÇÃO DOS VÍRUS


O vírus fixa-se na superfície da célula-hospedeira e injeta seu material genético no interior da célula.
O material genético injetado comanda a produção de cópias iguais a ele e a formação de cápsulas de proteína.
Os novos vírus formados rompem a célula-hospedeira e são liberados, iniciando um novo ciclo de infecção.

DEFESAS CONTRA VIROSES


Sistema Imunitário
Quando sofremos algum tipo de invasão por vírus nosso corpo os detecta por células especiais de defesa (sistema imunitário), que produzem substâncias de combate, os anticorpos.
Os anticorpos tem ação específica, ou seja, eles atuam apenas no combate ao microorganismo para o qual foram produzidos.

Vacinas – Prevenção contra a Doença
As vacinas induzem o nosso sistema imunitário a produzir anticorpos específicos contra um determinado microorganismo. Se este microorganismo invadir o corpo de alguem vacinado, os anticorpos já existem e impedem que a doença se instale.
São produzidas a partir de microorganismos mortos ou inativados.

Não existem medicamentos contra as viroses. Em alguns casos os medicamentos retardam o desenvolvimento da doença, aliviam os desconfortáveis sintomas mas não combatem o vírus.
O melhor a se fazer é evitar o contágio, prevenir- se com as vacinas e manter o sistema imunitário fortalecido, levando uma vida saudável (não beber, não fumar, dormir e alimentar-se bem, manter a higiene, etc).

Soros
Quando o organismo de uma pessoa infectada não consegue produzir anticorpos, deve receber a aplicação de soros.
Os soros já contém os anticorpos prontos para curar certas enfermidades, sendo então uma medida emergencial.
OBS.: A vacina previne, o soro socorre. Porém não há vacinas ou soros para todas as viroses existentes.


Divisão Celular

Já sabemos que os cromossomos são responsáveis pela transmissão dos caractéres hereditários (transmitidos de pais para filhos).
Os tipos e números de cromossomos são variáveis de acordo com a espécie. As células do corpo humano possuem 46 cromossomos dispostos aos pares, ou seja, dois cromossomos de cada tipo.
Eles são formados basicamente por dois tipos de substâncias químicas: proteínas e ácidos nucléicos. O ácido nucléico encontrado nos cromossomos é o ácido desoxirribonucléico - o DNA.
O DNA é a substância química que forma os genes. Cada gene possui um código, uma "receita" que pode controlar determinada característica do indivíduo, como por exemplo a cor dos olhos ou da pele.


Cada cromossomo abriga inúmeros genes, em ordem linear. Apesar de não se saber ao certo o número de genes, existem estimativas que variam de 30 mil a 120 mil, segundo o site da BBC Brasil.
Uma informação também muito importante é a de que os cromossomos variam entre si na forma, no tamanho e no número de genes que contém, assim como se vê na imagem abaixo.

CÉLULAS HAPLÓIDES E DIPLÓIDES

Como disse anteriormente, as células possuem em seu núcleo dois cromossomos de cada tipo e por isso são chamadas Diplóides. Todas as células do nosso corpo são diplóides com exceção dos gametas.
Porém existem algumas células com apenas um cromossomo de cada tipo em seu núcleo. São as chamadas células Haplóides, representadas pelos gametas (óvulo e espermatozóide).
Nos seres humanos, tando o óvulo quanto e espermatozóide possuem 23 tipos de cromossomos. Diz-se que nos gametas humanos n=23 (n é o número de cromossomos diferentes).
As demais células possuem 46 cromosomos (23 pares) e são representadas por 2n = 46.

Nas células diplóides do corpo humano, os cromossomos agrupados dois a dois, possuem a mesma forma, a mesmo tamanho e o mesmo número de genes. Em cada par, um é de origem materna e outro, de origem paterna.
Um dia, todos nós já fomos uma única célula diplóide, formada quando o espermatozóide uniu-se ao óvulo. Porém ao nascer, um bebê possui trilhões de células. Este aumento espetacular no número celular se deve a sucessivas e numerosas divisões celulares.
A divisão celular é um processo que ocorre ao longo de toda a vida, pelos seguintes motivos:
* Para o crescimento do individuo;
* Para renovação de tecidos velhos;
* Para recuperação de tecidos lesados;
* Para reprodução (formação de gametas).
Existem dois tipos de divisão celular: a mitose e a meiose.

MITOSE

É o tipo de divisão celular onde uma célula-mãe dá origem a duas células-filhas com o mesmo número de cromossomos. Isso acontece porque antes da divisão, os cromossomos se duplicam no núcleo. Depois a célula se divide em duas e cada uma fica com 46 cromossomos.


MEIOSE

Nesta divisão formam-se os gametas. Neste caso os cromossomos também se duplicam no núcleo da célula-mãe (diplóide), que vai se dividir e formar os gametas (células-filhas, haplóides). Então o núcleo da célula mãe divide-se formando dois novos núcleos e estes, em seguida dividem-se novamente formando assim, quatro novos núcleos, cada um com 23 cromossomos.










Atividades Turmas Hs - Correção 2


Estas Atividades são referentes ao Capítulo 3 - DIVISÃO CELULAR

Página 27 (somente as respostas das questões)


1)

a) Porque os gametas possuem apenas 23 cromossomos, 1 de cada tipo. As demais células possuem 46 cromossomos, 2 de cada tipo.

b) Um veio da mãe e o outro do pai.


2) Não, porque estes ditdos tem relação com o jeito de ser e não com as características físicas.


3) No decorrer da vida de uma pessoa as celulas sofrem divisão celular para que a pessoa cresça, renove suas células e até mesmo repare tecidos lesionados. Além disso acontece o aumento do número celular.


4)

a) 46 cromossomos

b) 23 cromossomos

c) 23 cromossomos

d) 46 cromossomos


5)

a) No esquema A tem-se uma mitose, já no esquema B, uma meiose.

b) No caso da mitose, uma célula-mãe dá origem a duas células-filhas com 46 cromossomos. Já na meiose uma célula-mãe dá origem a 4 células-filhas com 23 cromossomos cada uma.

c) Através da mitose as células conseguem ser renovadas, substituídas e o indivíduo consegue crescer.


6) Sim pois é através dela que formam-se gametas haplóides que unindo-se, formaram novamente os 46 cromossomos.