terça-feira, 26 de maio de 2009

Doenças causadas por Protozoários


Olá, agora que já conhecemos os protozoários, vamos saber um pouquinho sobre as doenças causadas por eles. Antes, é bom lembrar que nem todos eles são prejudiciais a nossa saúde.


AMEBÍASE


Também conhecida como “disenteria amebiana”, essa doença é causada por água ou alimentos contaminados pela Entamoeba histolytica. Esse protozoário é parasita principalmente do intestino grosso, onde provoca ulcerações para alimentar-se de glóbulos vermelhos do sangue. As pessoas com amebíase eliminam fezes liquefeitas, às vezes com sangue e quase sempre acompanhadas de fortes dores abdominais.
Para evitar a doença deve-se beber somente água tratada ou fervida, lavar muito bem verduras e frutas, além de cuidados higiênicos como lavar bem as mãos antes das refeições.





DOENÇA DE CHAGAS
Causada pelo Trypanosoma cruzi, que vive no intestino de um percevejo hematófago (sugador de sangue), conhecido como “barbeiro”. Durante a picada, o barbeiro infectado libera fezes com tripanossomos. Coçando a picada, a pessoa espalha as fezes e acaba por introduzir os parasitas pelo orifício da picada. Já na corrente sanguínea, os tripanossomos atingem principalmente o coração, ali se fixando e em alguns casos, podendo causar a morte do doente.
Essa doença também pode ser adquirida por meio de transfusões com sangue contaminado e passar de mãe para filho pela placenta ou amamentação.
Para evitar a doença é necessário evitar locais (esconderijos) em que o barbeiro possa viver e em caso de transfusões sanguíneas, exigir garantias de que o sangue não esteja contaminado.



LEISHMANIOSE
Esta doença ataca a pele e as mucosas dos lábios e nariz, produzindo feridas. É causada pelo Leishmania sp e transmitida ao ser humano através da picada do mosquito flebótomo (gênero Phlebotomus) e conhecido como birigui.



GIARDÍASE
Doença causada pela Giardia lamblia, que parasita o intestino delgado, causando fortes diarréias e podendo causar desidratação. É transmitida atraves de água e alimentos contaminados.
A prevenção é a mesma indicada para a amebíase.



MALÁRIA
Causada por um protozoário do gênero Plasmodium e transmitidos ao ser humano pela picada de fêmeas infectadas de mosquitos do gênero Anopheles. Durante a picada o mosquito infectado libera saliva com plasmódios, que entram na corrente sanguínea e se instalam em diversos órgãos. Depois de um certo tempo, retornam ao sangue e penetram os glóbulos vermelhos onde se reproduzem, rompendo-os.





TOXOPLASMOSE
Doença causada pelo Toxoplasma gondii e transmitida aos humanos pelo contato com animais domésticos (gatos e cachorros) ou com suas fezes. Os sintomas incluem dor de cabeça, dores musculares e febre. Normalmente a doença não deixa sequelas mas as vezes pode causar lesões oculares com perda da visão (total ou parcial). Em mulheres grávidas o feto pode ser atingido causando-lhe cegueira, deficiência mental e até mesmo a morte.













Reino Protista


Olá pessoal, tudo bem?
Hoje vamos falar sobre o Reino Protista, o segundo em complexidade. Os protistas são seres unicelulares eucariontes, ou seja, possuem núcleo individualizado protegido por membrana (carioteca). Possuem também organelas membranosas diversas. Neste grupo estão os protozoários e as algas unicelulares.

PROTOZOÁRIOS

São organismos heterótrofos, com vida livre ou não e podem formar colônias ou viver isoladamente. Habitam os mais variado ambientes e algumas espécies podem parasitar outros seres vivos, inclusive os humanos.
Sua reprodução na maioria dos casos é assexuada, num processo de cissiparidade, processo já comentado aqui no Blog quando falamos de reprodução de bactérias.
Os protozoários classificam-se em 4 grupos, de acordo com suas estruturas de locomoção:

Esporozoários
Não possuem nenhum tipo de estrutura para sua locomoção, ou seja, não se locomovem. É o caso do Plasmodium, por exemplo, causador da malária e visto na foto abaixo.

Rizópodes
Estes protozoários se locomovem por meio de pseudópodes que são prolongamentos do citoplasma, como por exemplo a Ameba.



Flagelados
São protozoários que possuem um ou mais flagelos. Os flagelos são filamentos que vibram e permitem a locomoção em meio líquido. É o caso da Giardia, por exemplo.



Ciliados
São protozoários que possuem pequenos filamentos chamados cílios, ao redor de todo o corpo. O movimento dos cílios permite a locomoção desses seres. Um exemplo de ciliado é o Paramécio.


ALGAS UNICELULARES

São organismos de extrema importância para o equilíbrio ecológico dos ecossistemas aquáticos por serem fontes de alimento. Também a maior parte do oxigênio que abastece o planeta vem da atividade fotossintetizante destas algas.
Destacaremos 3 grandes grupos de algas:

Euglenófitas
Também conhecidas como “euglenas”, são algas que se locomovem por meio de flagelo e vivem principalmente em água doce. Um exemplo é a Euglena viridis que pode deixar a água com coloração esverdeada no caso de uma reprodução intensa.


Bacilariófitas
Algas de água doce e salgada. As Diatomáceas são as principais representantes deste grupo. Elas possuem uma carapaça protetora formada de sílica. Seus restos celulares podem se depositar no fundo do ambiente aquático e formar o diatomito, material rico em sílica que tem várias aplicações materiais (indústria cosmética e de higiene, por exemplo).




Pirrófitas
São conhecidas como “dinoflagelados” por possuírem 2 flagelos. São algas geralmente marinhas com coloração esverdeada ou parda. Algumas tem a capacidade de emitir luz em um fenômeno chamado “bioluminescência”.










segunda-feira, 25 de maio de 2009

Atividades - Correção Turmas G Reino Monera


Estas respostas correspondem as questões do livro páginas 81 e 82, referentes ao Reino Monera.


1)
a) Reino Monera.
b) O organismo deve ser obrigatoriamente unicelular e procarionte (não possuir carioteca).
c) Bactérias e cianobactérias.

2) Não, pois as bactérias não possuem núcleo individualizado.

3)
a) A decomposição da matéria orgânica morta.
b) Sim, os fungos.

4)
a) As bactérias do gênero Rhizobium fixam o gás nitrogênio e fornecendo-o aos vegetais.
b) Iogurtes, queijos e mais elaboradamente, insulina e outros hormônios.

5) É chamado de bacilo por sua forma de bastonete.

6)
a) É uma divisão simples onde um indivíduo dá origem a outro exatamente igual a ele mesmo, ou seja, uma célula dá origem a outra.
b) Através da variabilidade gênica.
7) Sim pois além das mutações, ocorrem em alguns casos, troca de material genético entre bactérias diferentes.
8)
a) Intestino.
b) Diarréia, vômitos, cólicas intestinais, cãibras musculares e alterações na urina.
c) Beber somente água tratada ou fervida, lavar bem frutas e legumes, lavar bem as mãos antes das refeições, etc.
9)
a) Provavelmente João tem meningite e Maria, tuberculose.
b) Procurar atendimento médico com urgência.
10)
a) A sífilis, que pode provocar lesões no sistema nervoso e a gonorréia, que pode causar esterilidade.
b) Cólera e leptospirose. Porque ambas são transmitidas através de água contaminada.
c) Tuberculose e meningite.
11)
a) Botulismo.
b) Salmonella.
12)
a) Ambas são unicelulares e procariontes.
b) As cianobactérias podem realizar a fotossíntese.
13) Por serem autótrofas puderam se instalar primeiro na Ilha de Java.

sexta-feira, 15 de maio de 2009

Doenças Causadas por Bactérias



Olá Pessoal, tudo bem?
Agora que já conhecemos a morfologia e a organização das bactérias, vamos falar um pouquinho das doenças causadas por elas.
Ao contrário das viroses, as doenças bacteranas podem ser combatidas com o uso de antibióticos, sempre com a devida orientação médica.

CÓLERAÉ causada pela Vibrio cholerae e transmitida através de água e alimentos contaminados. Essa bactéria instala-se no intestino, provocando infecção grave. Os principais sintomas são: diarréia, vômitos, cólicas intestinais, cãibras musculares e alteração na urina.

A prevenção consiste em:

* beber somente água tratada ou fervida;

* proteger os alimentos das moscas (que podem transportar bactérias)

* lavar bem as mãos antes das refeições e

* a lavagem rigorosa de frutas e vegetais.



MENINGITE MENINGOCÓCICA

A meningite é a inflamação das meninges, membranas que envolvem os órgãos do sistema nervoso central, como o cérebro (observe a figura ao lado). Pode ser causada por diversos agentes, como fungos, vírus, bactérias e protozoários. No caso da meningite meningocócica o agente causador é a bactéria Neisseria meningitidis, transmitida através das vias respiratórias ou pelo contato com objetos contaminados (talheres e copos). Os sintomas incluem dores de cabea e de garganta, febre alta e rigidez na nuca, podendo levar ao coma ou à morte.


Existe vacina para a prevenção desta doença, porém ainda não está disponível nos postos de saúde.



TUBERCULOSE

Causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis (bacilo de Koch) e transmitida pelas vias respiratórias durante a fala, espirros ou tosses. Também pelo uso de utensílios contaminados, coo talheres e copo. As bactérias instalam-se nos pulmões onde provocam lesões. os sintomas são tosse, expectorações acompanhadas de sangue, febre, suores, emagrecimento e fadiga. Excepcionalmente a bactéria pode instalar-se em outras regiões do corpo (rins, ossos, meninges e testículos).
Existe vacina gratuita contra esta doença, a BCG.





TÉTANO
Causada pela Clostridium tetani, podendo ser vista aqui ao lado. Pode ser encontrada nos solos em forma de esporos. Eles podem penetrar o corpo humano por meio de ferimentos, contato com a terra ou objetos contaminados. A bactéria libera uma toxina que se espalha por todo o corpo, provocando dor de cabeça, febre e principalmente rigidez muscular na nuca, no pescoço e na mandíbula. A doença pode levar a morte pela paralisia nos músculos respiratórios.





A aplicação de soro antitetânico é fundamental nos casos de suspeita de contágio. Existe vacina contra esta doença, como forma de prevenção.


LEPTOSPIROSE







Causada pela Leptospira interrogans, vista aí ao lado. Esta doença é transmitida por meio da água, alimentos e objetos contaminados pela urina de animais infectados, principalmente ratos. os sintomas mais comuns são febre, dor de cabeça, vômitos e dores musculares.





SÍFILIS


É uma doença sexualmente transmissível (DST) causada pela Treponema pallidum, transmitida pelo contato sexual, objetos contaminados ou de mãe para o feto. Nos casos mais graves a bactéria pode provocar lesões no sistema nervoso central, podendo causar cegueira, paralisia geral e morte.


GONORRÉIA


Também uma DST, causada pela bactéria Neisseria gonorrhoeae. No homem aparecem os sintomas cerca de cinco dias após o contágio, verificando-se corrimento com pus na uretra e ardor ao urinar. Na mulher pode não aparecer sintomas ou manifestar-se em forma de corrimento esbranquiçado. Se não for tratada, esta doença pode provocar a esterilidade masculina, entre outros males.

COQUELUCHE



Causada pela Haemophilus pertussis, vista na foto acima. Atinge principalmente crianças e provoca tosses frequentes e alongadas, por isso mesmo também é conhecida como "tosse comprida". É transmitida através da saliva e secreções respiratórias, por meio de espirros, tosse ou da fala.
Existe vacina contra esta doença.

HANSENÍASE

Também conhecida por "lepra", esta doença é causada pela bactéria Mycobacterium leprae (bacilo de Hansen). É transmitida por contágio direto e o doente pode apresentar lesões cutâneas, oculares e de nervos.
Apesar de não haver vacina, existe tratamento que se bem feito, pode levar a cura desta doença.

Além destas, as bactérias podem causar muitas outras doenças, como as contraídas por intoxicação alimentar. É o caso do botulismo, muitas vezes fatal e provocado pela Clostridium botulinum. As dos gêneros Shigella e Salmonella também provocam infecções no estômago e intestino, acompanhadas de febre, vômito e diarréia, e podem levar o indivíduo à morte.
Apesar disso tudo, lembremos que nem todas as bactérias são prejudiciais, a imensa maioria não nos faz nenhum mal.