sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Algas Pluricelulares

Olá pessoas, tudo bem?

Começamos agora a estudar o Reino Plantae (Metaphyta), ou seja, dos vegetais.
Vocês já notaram que o nível de complexidade dos organismos está aumentando. Neste Reino estão inclídos muitos tipos diferentes entre si, mas com algumas características em comum: São pluricelulares, autótrofos e macroscópicos.

Vamos estudar diversos grupos de plantas, cada um em um post diferente, a começar pelas algas pluricelulares. Então... mãos à obra!!!

ALGAS PLURICELULARES

São organismos aquáticos, em sua maioria marinhos, mas também com espécies de água doce, ou seja, vivendo em rios e lagos. Até mesmo em solos úmidos.
As algas pluricelulares não têm órgaos especializados e seu corpo todo é denominado talo.
Sua reprodução é variável, dependendo da espécie., podendo ser assexuada ou sexuada. Dividem-se em 3 grupos: Clorófitas, Rodófitas e Feófitas.

CLORÓFITAS

Também chamadas de Clorofíceas, são conhecidas como "algas verdes". A maioria marinha mas também com algumas espécies dulcícolas.
O pigmento predominante é a clorofila, que dá a elas a cor verde.
Muitas delas são consumidas pelo ser humano como alimento, como por exemplo o gênero Ulva (alfaces-do-mar), muito apreciadas pelos orientais.



RODÓFITAS


As Rodofíceas são conhecidas como "algas vermelhas", mas podem também apresentar a coloração azulada e róseas, dentre outras. Isso porque além da clorofila, possuem possuem outros pigmentos como a ficoeritrina (avermelhada) e a ficocianina (azulada).




Algumas rodófitas são utilzadas como alimento, como por exemplo a nori, utilizada no preparo do sushi.





FEÓFITAS


Também chamadas de Feofíceas, são conhecidas como algas pardas, pois sua coloração vai do marron-escuro ao verde-amarelado, dependendo da proporção de seus pigmentos. Além da clorofila, apresentam a fucoxantina.
São quase que exclusivamente marinhas e os exemplares mais conhecidos são os sargaços (gênero Sargassum). Podem chegar a medir vários metros de comprimento.