quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Briófitas

E aí pessoas, tudo bem?

Eis que finalmente vou publicar o nosso querido conteúdo de Briófitas... Claro que no final de tudo, vamos cantar o famoso Hit do momento, "Melô da Briófita"! rsrsrsrsrs E de quebra, um vídeoclip :)
Então... mãos à obra!!!

BRIÓFITAS

Do grego bryon (musgo)+ phyton (planta), são plantihas pequenas que mesmo adultas, só atingem poucos centímetros. Vivem em locais sombreados e bastante úmidos. O seu corpo é formado por 3 estruturas básicas:
*Rizóides - Fixam a planta no ambiente e auxiliam na absorção de água.
*Caulóide - é uma pequena haste da qual partem os filóides.
*Filóides - são estruturas clorofiladas que realizam a fotossíntese.

ATENÇÃO: estas estruturas são assim chamadas por não possuírem vasos condutores de seivas, portanto não são raízes, caule ou folhas verdadeiros.

Aliás é essa ausência de sistema vascular que limita o tamanho destas plantinhas. O transporte de água e sais minerais se dá por osmose, um processo lento em que uma célula passa à outra o nutriente em questão.
Musgos e heáticas são os principais representantes das briofitas. O nome hepáticas vem do grego hepathos, que significa fígado. O corpo delas lembra a forma de um fígado, como você pode perceber na foto ao lado.
Os musgos são plantas eretas, já as hepáticas crescem deitadas no substrato (solo, tronco etc).

Reprodução das Briófitas

As briófitas tem sua reprodução dividida em duas etapas, uma sexuada e outra assexuada.

Os musgos são plantas sexuadas que representam a fase chamada Gametófito (produtor de gametas). Os gametófitos tem sexo separados e os gametas são produzidos numa região da ponta do caulóide, onde terminam os filóides.
Os gametófitos masculinos produzem gametas chamados anterozóides. Já os gametófitos femininos produzem gametas chamados oosferas.
Normalmente o anterozóide é levado até a oosfera com a ajuda da água da chuva. Da união destes dois gametas surge um zigoto, que se desenvolve e forma um embrião. Esta foi a etapa sexuada da reprodução.

Na fase assexuada o  embrião se desenvolve e origina uma fase assexuada chamada Esporófito, ou seja, produtora de esporos. O esporófito possui uma haste e uma cápsula. Quando maduros os esporos são liberados da cápsula e podem germinar e originar um novo gametófito.

IMPORTANTE: A fase sexuada (gametófito) é duradoura pois persiste por toda a vida da planta. Já a fase assexuada (esporófito) é passageira pois desaparece logo após a liberação dos esporos.
É isso!
Pra que não lembra mais da nossa musiquinha, aqui vai ela:
Melô da Briófita (Tomo um Banho de Lua)
A briófita é pequena....
Sem sistema vascular...
Anterozóide e oosfera...
Tão querendo fecundar...
Vão criar o esporófito...
Oh... quanta mitose tem!
plim, plim, plim...
Caem os esporos...
Plim, plim, plim..
Vão germinar, nascerão os gametófitos
E a planta irá brotar!
E por último, um clipe pra gente curtir a melhor matéria que existe: Biologia!!!! Beijão... Vejo vocês na aula!