quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Reino Plantae (Metaphyta) - Pteridófitas

Olá Pessoas, tudo bem?

Nada de folga pra nós que temos MUITO mesmo pra aprender e só faltam 2 meses pra esse ano acabar....

Então, mãos à obra!!!

PTERIDÓFITAS



São as famosas samambaias, avencas (aí ao lado esquerdo) e xaxins. Também uma planta um pouco menos conhecida chamada cavalinha.


Esse nome lindão veio do grego pteridon, que significa “feto” e phyton, que significa “planta”, isso porque a forma das folhas em brotamento lembram a posição de um feto no útero materno, como vocês podem notar na foto ao lado.
Hoje em dia a importância das pteridófitas para os interesses humanos é apenas seu valor ornamental.


Porém ao longo da história evolutiva do planeta, elas tiveram grande importância pois foram as primeiras a apresentar um sistema de vasos condutores de nutrientes. Isso favoreceu o transporte  rápido pelo corpo do vegetal e possibilitou o surgimento de plantas de grande porte. Essa característica também é marcante para a adaptação ao ambiente terrestre.


O corpo das pteridófitas possui raiz, caule e folhas verdadeiros. O caule na maioria dos casos é subterrâneo e as folhas, divididas em folíolos.

Apesar de serem plantas terrestres, as petridófitas vivem preferencialmente em locais úmidos e sombreados.

REPRODUÇÃO DAS PTERIDÓFITAS

Assim como as Briófitas, as Pteridófitas também apresentam duas fases (sexuada e assexuada) em seu ciclo reprodutivo.
Por exemplo, as samambaias, que são plantas assexuadas e produtoras de esporos. Portanto é a fase chamada de esporófito.


Em certas ocasiões surgem pontinhos escuros na face inferior das folhas da samambaia. (Veja a foto ao lado) São os chamados soros. Em cada um desdes soros são produzidos inúmeros esporos que ao amadurecer, são liberados.
Ao cair em solo úmido, cada esporo pode germinar e dar origem a um protalo, essa plantinha em forma de coração mostrada na figura. O protalo é uma planta sexuada e produtora de gametas, ou seja, é o gametófito.
No protalo existem estruturas que formam anterozóides e oosferas. Também exite uma quantidade de água suficiente para levar o anterozóide até a oosfera para a fecundação. Então surge o zigoto que irá formar o embrião. O embrião se desenvolve e forma uma samambaia. Observe a ilustração abaixo:

Uma coisa importante a ser dita e nunca esquecida é que, no caso das Pteridófitas, a fase chamada esporófito é duradoura enquanto a fase denominada gametófito é passageira (desaparece logo após a fecundação). Notem que é exatamente o contrário do que acontece com as Briófitas.

That’s it!!! J

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Reino Plantae (Metaphyta) - Briófitas

E aí pessoas, tudo bem?

Eis que finalmente vou publicar o nosso querido conteúdo de Briófitas... Claro que no final de tudo, vamos cantar o famoso Hit do momento, "Melô da Briófita"! rsrsrsrsrs E de quebra, um vídeoclip :)
Então... mãos à obra!!!

BRIÓFITAS

Do gregbryon (musgo)+ phyton (planta), são plantihas pequenas que mesmo adultas, só atingem poucos centímetros. Vivem em locais sombreados e bastante úmidos. O seu corpo é formado por 3 estruturas básicas:
*Rizóides - Fixam a planta no ambiente e auxiliam na absorção de água.
*Caulóide - é uma pequena haste da qual partem os filóides.
*Filóides - são estruturas clorofiladas que realizam a fotossíntese.

ATENÇÃO: estas estruturas são assim chamadas por não possuírem vasos condutores de seivas, portanto não são raízes, caule ou folhas verdadeiros.

Aliás é essa ausência de sistema vascular que limita o tamanho destas plantinhas. O transporte de água e sais minerais se dá por osmose, um processo lento em que uma célula passa à outra o nutriente em questão.
Musgos e heáticas são os principais representantes das briofitas. O nome hepáticas vem do grego hepathos, que significa fígado. O corpo delas lembra a forma de um fígado, como você pode perceber na foto ao lado.
Os musgos são plantas eretas, já as hepáticas crescem deitadas no substrato (solo, tronco etc).

Reprodução das Briófitas

As briófitas tem sua reprodução dividida em duas etapas, uma sexuada e outra assexuada.

Os musgos são plantas sexuadas que representam a fase chamada Gametófito (produtor de gametas). Os gametófitos tem sexo separados e os gametas são produzidos numa região da ponta do caulóide, onde terminam os filóides.
Os gametófitos masculinos produzem gametas chamados anterozóides. Já os gametófitos femininos produzem gametas chamados oosferas.
Normalmente o anterozóide é levado até a oosfera com a ajuda da água da chuva. Da união destes dois gametas surge um zigoto, que se desenvolve e forma um embrião. Esta foi a etapa sexuada da reprodução.

Na fase assexuada o  embrião se desenvolve e origina uma fase assexuada chamada Esporófito, ou seja, produtora de esporos. O esporófito possui uma haste e uma cápsula. Quando maduros os esporos são liberados da cápsula e podem germinar e originar um novo gametófito.

IMPORTANTE: A fase sexuada (gametófito) é duradoura pois persiste por toda a vida da planta. Já a fase assexuada (esporófito) é passageira pois desaparece logo após a liberação dos esporos.
É isso!
Pra que não lembra mais da nossa musiquinha, aqui vai ela:

Melô da Briófita (Tomo um Banho de Lua)
A briófita é pequena....
Sem sistema vascular...
Anterozóide e oosfera...
Tão querendo fecundar...
Vão criar o esporófito...
Oh... quanta mitose tem!
plim, plim, plim...
Caem os esporos...
Plim, plim, plim..
Vão germinar, nascerão os gametófitos
E a planta irá brotar!

E por último, um clipe pra gente curtir a melhor matéria que existe: Biologia!!!! Beijão... Vejo vocês na aula!







segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Reino Plantae (Metaphyta) - Algas Pluricelulares


Olá pessoas, tudo bem?

Começamos agora a estudar o Reino Plantae (Metaphyta), ou seja, dos vegetais.
Vocês já notaram que o nível de complexidade dos organismos está aumentando. Neste Reino estão incluídos muitos tipos diferentes entre si, mas com algumas características em comum: São pluricelulares, autótrofos e macroscópicos.

Vamos estudar diversos grupos de plantas, cada um em um post diferente, a começar pelas algas pluricelulares. Então... mãos à obra!!!

ALGAS PLURICELULARES

São organismos aquáticos, em sua maioria marinhos, mas também com espécies de água doce, ou seja, vivendo em rios e lagos. Até mesmo em solos úmidos.
As algas pluricelulares não têm órgaos especializados e seu corpo todo é denominado talo.
Sua reprodução é variável, dependendo da espécie., podendo ser assexuada ou sexuada. Dividem-se em 3 grupos: Clorófitas, Rodófitas e Feófitas.

CLORÓFITAS

Também chamadas de Clorofíceas, são conhecidas como "algas verdes". A maioria marinha mas também com algumas espécies dulcícolas.
O pigmento predominante é aclorofila, que dá a elas a cor verde.
Muitas delas são consumidas pelo ser humano como alimento, como por exemplo o gênero Ulva (alfaces-do-mar), muito apreciadas pelos orientais.



RODÓFITAS

As Rodofíceas são conhecidas como "algas vermelhas", mas podem também apresentar a coloração azulada e róseas, dentre outras. Isso porque além da clorofila, possuem possuem outros pigmentos como a ficoeritrina(avermelhada) e a ficocianina(azulada).




Algumas rodófitas são utilzadas como alimento, como por exemplo a nori, utilizada no preparo do sushi.





FEÓFITAS


Também chamadas de Feofíceas, são conhecidas como algas pardas, pois sua coloração vai do marron-escuro ao verde-amarelado, dependendo da proporção de seus pigmentos. Além da clorofila, apresentam a fucoxantina.
São quase que exclusivamente marinhas e os exemplares mais conhecidos são os sargaços (gênero Sargassum). Podem chegar a medir vários metros de comprimento.

domingo, 11 de setembro de 2011

Reino Fungi


Olá pessoas, tudo joínha?

Falamos esta semana sobre o Reino Fungi, ou Reino dos Fungos.

No dia-a-dia convivemos com numerosos fungos ou com seus produtos e nos damos conta. Os vinhos, queijos, podridões dos frutos e até mesmo as micoses (chulé, frieiras, etc) que, a primeira vista parecem não ter nada em comum, na verdade resultam da atividade dos fungos.


Para saber mais, clique AQUI e aproveite o material que escolhi. Depois disto, e agora  mais familiarizados com o assunto, poderemos discutir em sala de aula sobre qualquer eventual dúvida.

Um abração!!!

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Reino Protista - aula em 2011


Olá queridíssimos!!!!

Como eu havia prometido, apesar de um pouco atrasada, aqui vão os links para o conteúdo de Reino Monera, assunto que abordaremos nos próximos dias.

Para acessar o post sobre este reino, clique AQUI .

Como eu sou uma alma boa (rsrsrsrsrsrsrsrsrs), vou dar uma colher de chá sobre o trabalho. Para acessar o conteúdo de Doenças causadas por Protozoários, clique AQUI .

Depois desta, só espero que não esqueçam que o meu aniversário está chegando!!!! kkkkkk

Beijinho... 

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Enfermidades bacterianas

Olá pessoas, tudo bem?

Meio atrasada mas ainda em tempo, segue o conteúdo sobre as principais doenças causadas por bactérias.
Basta clicar AQUI .
Leia o texto e se surgir alguma dúvida, anote para nossa próxima aula.

Beijinhos

Profª Silvia